Tenho um carro comercial, mas quero transformá-lo para ter cinco lugares, como faço? É preciso legalizar o carro?

Nem sempre é fácil transformar um carro, qualquer um que seja.

O processo passa sempre por legalizar o carro de comercial para ligeiro de passageiros, mas o mais importante é fazer bem as contas para ver se lhe compensa o custo, já com o próprio desgaste do carro, ou se mais vale comprar outro já com cinco lugares e poupar-se a todo o trabalho que irei explicar de seguida.
Eu pessoalmente tenho um carro comercial, passei pelo horror de ter de fazer milhares de chamadas para pessoas que percebiam menos ainda do assunto que eu, e muitos até se riram de mim, quando fiz perguntas – que mais tarde demonstraram-se ser pertinentes – concretas sobre impostos.
Não quero que passe pelo mesmo, como tal, e como sempre, estou cá para o ajudar!

E afinal, por onde começo?
O princípio base é sempre o mesmo. Pagar impostos. Pois bem, temos de pagar o imposto sobre veículos (ISV), com base na cilindrada do veículo, ano de matrícula, combustível e valor de emissão de CO2 previsível mediante estes dados, depois disso é possível calcular o imposto a pagar. Existe um simulador do cálculo, que nos ajuda muito, veja aqui o link. Que ainda acresce a este valor, o IVA à taxa legal em vigor. Imaginemos o meu caso; veículo ligeiro de passageiros, a gasóleo de 07/2013. O simulador diz-me que teria de pagar de imposto (ISV) este ano de 2020 o valor de € 1.171,95. Este imposto paga-se, obviamente, junto da Autoridade Tributária e Aduaneira, nos serviços Alfandegários e está previsto na Lei n.º 22-A/2007, de 29 de junho.

Tudo bem. Impostos pagos, e falta mais o quê?
Engane-se quem acha – como eu – que pode pedir ao bate-chapas da oficina da esquina (no meu caso, era o meu paizinho), para fazer a alteração, não dá mesmo!
É necessário fazer um projecto com um projectista especializado nesta área, para fazer o projecto em desenho das alterações, para posteriormente ser homologada (aprovada) a transformação pela marca fabricante do carro. Sei que o custo dessa declaração de homologação (aprovação) varia de fabricante para fabricante, contudo ronda os € 65,00. O valor do projecto, que é mão de obra, muito especializada, ronda entre os € 500,00 e os € 1.000,00, depende sempre também da marca do veículo que querem alterar.

E já está pronto?
Não, ainda não. Calma, que ainda tem de se pagar mais umas coisitas. Não fossemos nós Portugueses.
De seguida, tem de se encontrar os bancos traseiros, para estes puderem ser colocados no carro. Não é missão muito impossível, isto porque há vários comerciantes, empresas de abate e até ferro velhos, a venderem peças. Por vezes compensa mais comprar o conjunto dos bancos todo, especialmente se o carro já tiver uns aninhos, já devem de estar queimados do sol e com desgaste do uso, esteticamente, é melhor adquirir os 5 bancos e os conjuntos de cintos também. Claro que há variantes aqui também, que se pode adquiri como extras, como os encaixes para carrinhos de bebé, etc. Os valores aqui também rondam sempre entre os € 250,00 e os € 600,00, dependendo do que escolhe, todos os bancos, ou só os traseiros.

Ok, bancos postos e agora já posso circular com o carro?
Pois, também ainda não, porque na prática, o carro ainda não está legalizado como sendo de cinco lugares.

Então o que falta ainda?
Muito ainda. Por agora falta quem faça o trabalho que queremos na realidade que seja feito, e como já vimos não pode ser qualquer oficina a fazê-lo, tem de ser uma oficina reconhecida pela marca do seu veículo, que monte os bancos no seu veículo, e que se responsabilize pela transformação efectuada ao veículo, através de declaração. Valores? Mais uns € 600,00, mais coisa menos coisa.
 
Está na hora de recomeçarmos a pagar mais, mas agora são taxas!
Após todo este processo e o veículo já estar com os cinco bancos, tem então de ir com toda esta documentação, dirigir-se a um centro de inspecções da sua área, fazer uma inspecção B, que tem um custo que varia entre os € 80,00 a € 100,00.

Só assim, poderá chegar à etapa final deste processo todo, ir ao IMT entregar o formulário específico para este fim, e entregar todos os documentos que mencionei em cima, para a aprovação final da transformação e legalização efectiva do seu veículo. Este custo varia também entre os € 50,00, aos € 150,00, mas veja aqui neste link o que deverá de entregar. 

Bom, já sabe tudo o que deverá de fazer para legalizar o seu carro, e as despesas que terá com os mesmo. Nem sempre compensa. Eu, no meu caso, desisti e optei por trocar por um de cinco lugares. Isto porque, o valor do meu carro, e o custo desta transformação, ficou praticamente pelo mesmo valor, por um carro mais recente e com menos desgaste, mas nem sempre é assim.

Analise bem o seu caso, se precisar de ajuda, já sabe, pergunte-me.

2 thoughts on “Tenho um carro comercial, mas quero transformá-lo para ter cinco lugares, como faço? É preciso legalizar o carro?

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